Wesley Mendonça vai a Brasília e fala da importância dessas visitas entre prefeitos e vereadores em meio às eleições

Mendonça aproveitou também para citar 4 dicas para aqueles que almejam ir ao congresso nacional sem perder a viagem. 

No início de maio, o consultor político Wesley Mendonça viajou a Brasília com o intuito de estreitar laços governamentais. Acompanhado de algumas figuras políticas de Mato Grosso do Sul, Mendonça aproveitou para conhecer o Congresso Nacional, onde pode ter um troca com senadores, deputados e até mesmo com a então Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet. 

“Essas visitas a Brasília são muito comuns, especialmente entre prefeitos e vereadores, que organizam as agendas com parlamentares no intuito de levar propostas, pautas, reivindicações para cidades e estados e até mesmo fazer networking ” – explicou. 

4 dicas para ir ao Congresso Nacional

Crie uma agenda

Para o consultor, o primeiro e um dos mais importantes passos para fazer uma visita ao Congresso Nacional de sucesso e com bom aproveitamento, é criando uma agenda de visitas e de temas que pretende-se discutir com cada figura de forma segmentada. 

Por ser um documento oficial, é importante que esse descritivo esteja em formato de ofício. 

Nesse contexto, é fundamental que o assunto discutido seja direcionado para a pessoa mais adequada. Por exemplo: se o assunto é segurança, vereadores e prefeitos devem procurar um parlamentar ativo nesse tema. Desse modo, ele irá criar uma afinidade com as questões debatidas, e isso aumenta a probabilidade de garantir um repasse para o município ou causa. 

“Para que essa primeira dica seja bem executada, é importante também entrar em contato com os assessores parlamentares antes da visita, a fim de agendar um horário e não perder a viagem”.  

Escolha o momento ideal para ir à Brasília

O melhor momento é aquele onde existe a condição financeira para fazer a visita, isso porque será necessário ficar no mínimo 3 dias na cidade. Segundo, é preciso aproveitar um momento onde existe uma movimentação política, com vários líderes políticos, principalmente da sua região, que na ocasião também estarão lá.

“Nessa minha última visita a Brasília como consultor acompanhando alguns prefeitos e vereadores, nós fomos para a posse da Deputada Federal Rose Modesto (União Brasil), que naquela data assumirá o comando da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste). Naquele dia conseguimos nos encontrar com governadores aqui do Centro Oeste e outros líderes da nossa região, com quem tivemos trocas valiosas e que são interessantes para o estado de Mato Grosso do Sul”. 

Vá em caravana

Ir em caravana é uma das melhores opções, sendo importante estar acompanhado de pessoas que tenham contatos políticos em Brasília empenhados em fazer a “ponte” de aproximação com figuras importantes e que trabalham nas mesmas causas.

Conte com um consultor político

Se você é candidato (a) a vereador ou prefeito para as próximas eleições, é muito importante ter esse apoio especializado para criar um laço de confiança entre o diretório nacional, estadual e municipal, aspecto fundamental para ser visto e ter mais chances de sair vitorioso (a) na corrida eleitoral.

“Por meio da minha consultoria política, posso auxiliar um candidato em todas as etapas, até mesmo na escolha do melhor partido, ou seja, aquele que vai dar melhores condições para chegar na reta final durante uma eleição, o que inclui verba, estrutura e apoio de representação”.

Wesley Mendonça
Wesley Mendonça

Wesley Mendonça é escritor, especialista em marketing político pela USP e consultor credenciado pela Associação Brasileira de Consultores Políticos. Engenheiro Químico formado pela UEM – Universidade Estadual de Maringá. Jornalista por paixão, Mendonça também é empresário e diretor executivo do Grupo Agitta de Comunicações e da Franquia Hojemais, empresa de notícias consolidada no mercado desde 1999.

Com mais de 20 anos de experiência em marketing político e pesquisa de opinião pública, já realizou mais de 2 mil pesquisas em várias cidades nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de eleger centenas de políticos em várias cidades e estados do país por meio da sua mentoria.

Compartilhe o artigo em suas redes:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Mais artigos de Wesley Mendonça:

Qual o seu desafio?

Você também pode trocar mensagem com nosso time de especialistas

Wesley Mendonça

Autor, especialista em pesquisa eleitoral e consultor político. CEO do Grupo Agitta de Comunicações.
Fale conosco
E-mail
contato@wesleymendonca.com.br
Grupo no Whatsapp